sábado, 29 de dezembro de 2007

Solucionando o Problema

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Desafie seus alunos a encontrar uma solução para o problema de Don na ilustração:

Don amava a faculdade - o lado social, pelo menos. Ingressar na academia com algum de seus melhores amigos tinha sido legal, mas a faculdade significava liberdade, também, sem pais ou alguém na sua cola.

Infelizmente, sem alguém para estimulá-lo ou lembrá-lo de suas prioridades, Don começou a gastar cada vez mais de seu precioso tempo com seus amigos, jogando na Internet. Em pouco tempo, Don estava passando toda a noite, todos os finais de semana jogando, sem parar para ir ao refeitório comer algo, sem praticar algum tipo de exercício, e mesmo sem sair com sua nova namorada. Raramente ele estudava para as aulas, raramente tirava tempo para falar com Deus, e sua namorada quase já não se lembrava de que namorava alguém. Logo Don começou a ir mal nas provas.

Finalmente Don percebeu que precisava fazer alguma coisa, mas não sabia por onde começar. Inglês? História? Química? Era muita coisa para pensar de uma só vez. Ele se sentiu esmagado. Sentiu-se impotente. O semestre estava quase no fim, e depois de constatar a realidade, ele estava desistindo de tudo - e ele apenas não sabia como entrar nos eixos.

Como o prejuízo pode ser minimizado? O que ele pode fazer para se equilibrar emocional, espiritual, social, e academicamente? Como ele pode se prevenir para não cair na mesma situação no futuro?


Escreva as idéias dos alunos num quadro.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Ensinando ao Contar a História

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Talvez a estratégia mais antiga para ensinar seja contar histórias. A razão para as histórias serem tão eficientes é que elas prendem a atenção e envolvem os alunos de imediato.

A maior parte de nossa vida pode ser descrita numa série de histórias. Por exemplo, se você tivesse que contar três histórias de sua vida que foram essenciais para transformá-lo no que você é hoje, quais seriam?

Quando você usar histórias para ensinar, lembre-se de que a história é com freqüência a lição, e se for bem contada ou lida, vai precisar de pouca explicação.

Você pode ler uma história e perguntar: “Que lição você acha que esta história ensina?” ou “Por que você acha que escolhi esta história?”

sábado, 15 de dezembro de 2007

Artes e Ofícios

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Embora muitos adolescentes achem que já estão crescidos para lidar com artes e ofícios, essa é sempre uma atividade interessante. Fazer uma colagem ajuda aqueles cujas habilidades sejam mais visuais do que verbais a explorar as idéias da lição de sua própria maneira.

Certifique-se de providenciar bastante revistas para recortar que você perceba contenham ilustrações relevantes para o assunto da colagem. Por exemplo, para uma colagem sobre sucesso, você pode escolher revistas sobre negócios e celebridades que contenham ilustrações de pessoas ricas e poderosas, bem como revistas missionárias que mostrem figuras de pessoas que encontraram o sucesso através do serviço aos outros.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Desenhando Uma Linha do Tempo

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Freqüentemente é difícil para os alunos compreenderem o sentido dos eventos que acontecem na história, especialmente quando o texto bíblico abrange um longo período de tempo, com muitos acontecimentos.

Você pode mostrar aos alunos como desenhar um linha do tempo numa lousa ou num quadro, usando sua própria vida ou a vida de outra pessoa como exemplo.

Desenhe uma linha horizontal, e marque os principais acontecimentos na ordem em que eles ocorreram. Os alunos podem praticar desenhando uma linha do tempo dos acontecimentos importantes da vida deles. Depois aplique a experiência à história bíblica.

Individualmente ou como grupo, desenhe uma linha do tempo dos eventos que aconteceram na história. Isso ajudará os alunos a obter um esboço da história e perceber a causa e efeito dos acontecimentos da história.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Diário de Classe

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Tente adquirir alguns diários não muito caros para sua classe, ou peça que os alunos comprem. Uma das melhores maneiras de mudar a dinâmica semanal de sua classe é dando oportunidade para fazer um diário reflexivo. Por exemplo, o assunto desta semana oferece várias oportunidades para reflexão pessoal. Você pode pedir que os alunos escrevam sobre uma experiência na vida deles, ou na vida de um amigo, que se assemelha à história de Davi.

sábado, 17 de novembro de 2007

Contar História Como Uma Técnica de Ensino

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Ao estudar o método principal de ensino do maior professor da História, Jesus Cristo, fica claro que uma das ferramentas mais eficazes para um ensino de alto impacto é o uso de histórias.

Lou Delfra explica: “O costume de Jesus de contar histórias não é apenas um método pedagógico útil, mas também necessário. Isto é, Jesus não contava histórias simplesmente porque elas forneciam ilustrações eficazes do que Ele estava realmente esperando transmitir, para que as pessoas O compreendessem melhor – embora com freqüência elas servissem a um propósito pedagógico de esclarecer conceitos difíceis ou incompreensíveis. Em vez disso, Jesus contava histórias porque o ‘assunto em questão’ com o qual Ele estava lidando – ‘O Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho’ (Marcos 1:15) – só poderia ser revelado em sua plenitude através da imagem e história.”

Quando a lição relatar duas ou mais histórias, proporcionará uma grande oportunidade para experimentar a narração de histórias como um método de ensino. Você pode tanto recontar as histórias bíblicas (talvez da perspectiva da primeira pessoa) como pode escolher histórias modernas para ilustrar os conceitos que está tentando ensinar.

sábado, 10 de novembro de 2007

Ensinando e Aprendendo

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Uma maneira eficaz de aumentar o aprendizado é encorajar os alunos a ensinarem eles mesmos a matéria. Ao explicar conceitos e lições para os outros, o professor se torna o aluno mais comprometido.

Para colocar essa dica em prática, peça na semana anterior que os alunos venham preparados para ensinar algum ponto da história da semana seguinte. Por exemplo, um aluno pode ensinar uma breve lição da história sobre os amalequitas. A outro aluno pode ser pedido que faça uma breve apresentação da geografia das batalhas mencionadas em I Samuel 15, 28 e 31.

Naturalmente, todos os alunos aprenderão com as apresentações dos companheiros, mas os “professores” aprenderão mais!

sábado, 3 de novembro de 2007

O Método de Sócrates

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

A maioria de nós já ouviu falar de Sócrates, o grande filósofo grego. No entanto, você sabia que existe um estilo particular de pergunta que leva o seu nome? Esse método é usado em muitas escolas de direito como uma maneira de ajudar os alunos a pensar em um assunto de forma lógica e chegar a uma conclusão inteligente sem perceber.

O método básico consiste em fazer perguntas lógicas e gradativas, pertinentes à história ou assunto. O professor não “conta” ou dá aula. Ele precisa pensar através da progressão lógica que eles gostariam de seguir de antemão. No entanto, dependendo das respostas dos alunos será necessário adaptar as perguntas pré-planejadas a fim de alcançar o objetivo que o professor espera.

Esse método mantém os alunos envolvidos e sem perceber que estão descobrindo a verdade por eles mesmos.

Para a maioria dos professores esse método pode exigir mais preparação (tente obter mais informações sobre “método socrático” na internet); no entanto, o conceito básico de levar os alunos a aprender através de perguntas seqüenciais pode ser adaptado e proporcionar recompensas significativas tanto para alunos como para professores.

Aqui estão algumas dicas para que você conduza a classe a uma cuidadosa reflexão:

a) Mantenha o foco no assunto a ser discutido.

b) Mantenha a discussão intelectualmente equilibrada.

c) Estimule a discussão com perguntas interessantes.

d) De tempos em tempos resuma o que foi discutido.

e) Envolva o máximo de alunos na discussão.

sábado, 27 de outubro de 2007

Por que perguntar por quê?

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Quando os alunos ouvem a pergunta “Por quê?” fora da classe, com freqüência têm que explicar por que fizeram algo errado.

Por exemplo: “Por que você deixou o leite fora da geladeira?” ou “Por que você não limpou seu quarto?”

Alguns alunos ficam na defensiva quando ouvem “Por quê?” no início de uma frase.

Tente desarmar os alunos ao usar maneiras mais criativas de perguntar por quê. Pense em começar as perguntas assim:

Qual é o significado de... ?

Que razões você pode dar para...?

O que mais você pode me dizer sobre... ?

sábado, 20 de outubro de 2007

Questões Para Refletir

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

É importante que o professor lance perguntas que façam os alunos refletirem. Por exemplo, uma pergunta pode ser a seguinte:

“Hofni e Finéias ouviram a advertência divina sobre o perigo que estavam correndo ao tomar aquelas atitudes. Você já ouviu a voz de Deus pedindo que você parasse de fazer algo ou mudasse de atitude?”

Outra pergunta poderia ser: “Se Deus quisesse chamar sua atenção hoje, o que Ele lhe diria?”

sábado, 13 de outubro de 2007

Pesquisa

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Ajude os alunos a se envolverem com a lição ao pedir a alguns deles que pesquisem o cenário cultural de uma história bíblica em especial. Alguns apreciarão mais esse tipo particular de aprendizagem do que outros, e eles podem trazer algum contexto interessante que ajudará a tornar a lição prática para toda a classe.

No mundo atual, que freqüentemente não gira em torno de uma sociedade agrícola, informações sobre poligamia e o fato de algumas mulheres não terem filhos em seu contexto cultural podem ser úteis para a compreensão dos assuntos desta lição.

Escolha alguns dos alunos mais interessados para colher informações e apresentar para toda a classe. Isso também dará a esses alunos uma oportunidade de assumir a responsabilidade que normalmente está só com o professor.

sábado, 6 de outubro de 2007

Aplicação

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

As histórias do Antigo Testamento de conquistas, sacrifícios e coisas afins podem parecer distantes e até mesmo inaplicáveis aos cristãos hoje. Ritos antigos como os votos do nazireado geralmente não são praticados hoje, mas eles têm aspectos da disciplina espiritual que todos nós devíamos seguir.

Ajude seus alunos a verem como eles podem aplicar os conceitos do Antigo Testamento aos princípios do Novo Testamento.

Leia Números 6:1-8 com seus alunos:

O SENHOR Deus disse a Moisés:

Fale com os israelitas e diga o seguinte: qualquer homem ou mulher que fizer uma promessa especial de ser nazireu e dedicar-se ao serviço do SENHOR Deus, não deverá beber vinho nem cerveja. Não deverá beber nenhum tipo de vinho, nem qualquer outra bebida feita de suco de uvas; não comerá uvas frescas nem passas.

Enquanto for nazireu, não comerá nada que venha da parreira, nem mesmo as sementes ou as cascas das uvas.

Durante todo o tempo do seu voto de nazireu, não deverá cortar o cabelo, nem fazer a barba. Até acabar o tempo que ele separou para se dedicar ao serviço de Deus, ele se dedicará somente ao SENHOR e deixará crescer completamente o cabelo.

O seu cabelo é um sinal da sua dedicação ao serviço de Deus. Por isso ele não deve se tornar impuro, chegando perto de algum morto, mesmo que seja o corpo do seu pai, ou da sua mãe, ou do seu irmão, ou da sua irmã.

Enquanto for nazireu, ele está separado para o serviço de Deus, o SENHOR.


Depois leia II Coríntios 6:14-18:

Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas?

Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum?

Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse: "Eu vou morar e viver com eles. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo."

E o Senhor Todo-Poderoso diz: "Saiam do meio dos pagãos e separem-se deles. Não toquem em nada que seja impuro, e então eu aceitarei vocês.

Eu serei o pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas."


Que paralelos seus alunos percebem entre a história de Sansão e o conselho de Paulo aos cristãos?

sábado, 29 de setembro de 2007

Abordagem Participativa

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

No mundo antigo, a transmissão de valores acontecia através da comunicação oral. Através de histórias, símbolos e imagens, as comunidades encontravam coerência e significado. Por causa do surgimento da imprensa no século 15, a transmissão de valores foi transferida para a leitura da Palavra de Deus. Agora, com o advento da mídia eletrônica, os meios de comunicação passaram por outra mudança.

A comunicação atual passou da natureza didática da imprensa para uma forma de comunicação mais experimental, baseada numa experiência participativa. Por isso, ao preparar-se para ensinar esta lição, é importante primeiro formular maneiras de usar uma abordagem participativa.

Ajude os alunos a experimentar a história.

Por exemplo, você pode ler a história enquanto voluntários a encenam.

Outra idéia: Diga para os alunos interpretarem o papel dos diferentes personagens da história (o anjo, Gideão, Joás, etc.).

Depois de estudar a história, peça que cada aluno apresente sua experiência da perspectiva do personagem bíblico que eles escolheram, em primeira pessoa.

sábado, 22 de setembro de 2007

Perguntas

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Perguntas são um componente importante do ensino eficaz. Você deve planejar perguntas-chave para formar o esqueleto da lição.

Perguntas espontâneas podem ser interessantes, mas a direção geral da discussão deve ser preparada com antecedência.

Aqui estão algumas sugestões para formular perguntas úteis:

• Formule as perguntas de forma clara e específica. Evite perguntas vagas e ambíguas.
• Adapte as perguntas ao nível da capacidade dos alunos.
• Faça perguntas lógicas e em seqüência.
• Faça perguntas de vários níveis.
• Acompanhe as respostas dos alunos.

sábado, 15 de setembro de 2007

Pensar e Aplicar

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Pensar e aplicar - esses são dois dos mais importantes objetivos para seus alunos em cada aula semanal. Você quer que eles pensem sobre o assunto e compreendam sua relevância e implicação para a vida deles. É seu desejo que eles apliquem na vida diária o que tem sido discutido.

Toda classe é composta de diferentes temperamentos. Alguns alunos sempre têm algo a dizer sobre o assunto, e precisam aprender a dar aos outros a chance de falar. Outros alunos precisam ser gentilmente tirados de sua zona de conforto para participar e falar. Ainda assim, todo aluno tem a capacidade de surpreender você.

Enquanto orienta seus alunos acerca de um assunto, sempre mantenha em mente como as questões podem modelar a vida diária deles. A natureza humana - e o amor de Deus - não mudaram em 3.000 anos.

Ajude seus alunos a perceberem que seguir a Deus não é apenas uma lista de “faça” e “não faça”; é uma atitude, uma maneira de compreender e relacionar-se que determina como eles enfrentarão as coisas na vida.

sábado, 8 de setembro de 2007

Encenação

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

A encenação é um importante ingrediente para aplicar o que se aprende. Provavelmente não será difícil para seus alunos pensarem em exemplos que eles têm visto de controvérsias semelhantes à do altar das duas tribos e meia.

Leve-os a considerar o que ambos os grupos queriam na história bíblica - as outras dez tribos desejavam certificar-se de que Deus não estava sendo desonrado e as duas tribos e meia desejavam certificar-se de que sua separação geográfica não os induziria a esquecer o que eles representavam.

sábado, 1 de setembro de 2007

Mapas

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Traga um mapa do que foi a antiga terra de Canaã para que os alunos visualizem. Alguns sites de lugares bíblicos podem ser úteis também.

Existe uma boa chance de que seus alunos nunca tenham examinado a topografia de uma região bíblica. Eles vão gostar de ver onde ficava o rio Jordão, Jericó, Ai, Gibeão, etc.

Para ir mais além, informe quem ocupa a região atualmente, e se têm sido feitas ou não escavações no local.

Para exemplos clique aqui.

sábado, 25 de agosto de 2007

Partilhe sua História

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Convide alguém para vir e apresentar à classe um episódio de sua vida em que ele fez uma promessa e a cumpriu, ou fez uma promessa séria e a quebrou. Pode ser que você também tenha alguma história para partilhar.

Os alunos costumam reagir de forma mais positiva quando alguém de fora vem para partilhar um testemunho pessoal que contém uma lição para o dia.

Talvez você possa convidar alguém que não seja do ministério jovem da igreja ou da esfera deles. Essa pessoa também pode apresentar seu testemunho em vez da ilustração oferecida.

sábado, 18 de agosto de 2007

Reforce o Aprendizado

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Há muitas atividades e lições objetivas que podem ajudar os alunos a gravarem na mente o ponto principal da lição. O segredo para ligar a experiência ao aprendizado desejado é reforçar de forma adequada.

Peça que dois voluntários fiquem de pé, um atrás do outro. Diga para a pessoa que está frente fechar os olhos e se jogar levemente para trás sem dobrar os joelhos, confiando que a pessoa de trás vai pegá-la. (Nota: É mais fácil segurar alguém que confia e se solta do que alguém que não confia e fica tenso.) Quando vários pares tiverem tentado isso, reforce a experiência ao fazer os seguintes tipos de perguntas:

Refletir: Perguntas que os ajudam a refletir sobre sua experiência. (Como se sentiu quando…?)

Interpretar: Perguntas que os ajudam a interpretar a experiência. (Por que foi mais difícil quando… ?)

Aplicar: Perguntas que os ajudam a aplicar à sua vida o que eles aprenderam da experiência. (Quais são as maneiras que nós... ?)

sábado, 11 de agosto de 2007

Diferentes Vozes

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Os alunos aprendem quando ouvem diferentes vozes. Seria interessante convidar alguns alunos antecipadamente para ajudarem no estudo da lição. Eles se sentirão incluídos e talvez ensinem melhor do que você. Alunos gostam de ouvir experiências de seus companheiros e freqüentemente aprendem mais com eles.

sábado, 4 de agosto de 2007

Identificação

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Os alunos se desenvolvem quando você apresenta personagens com os quais eles podem se identificar:

Que características desses personagens são universais?
Quais são as características que os jovens podem tirar o chapéu e dizer “Sou exatamente assim”?

Precisamos apresentar cada personagem bíblico com a completa roupagem da humanidade, que os torna semelhantes a nós! Nunca tenha medo de mostrar aos alunos quem eles realmente foram. Deus não teve medo de fazer isso, e os Adolescentes podem ter uma melhor compreensão de que Deus pode usar até mesmo a pessoa de vida mais bagunçada.

sábado, 28 de julho de 2007

Transmitir Segurança

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Uma das marcas de um ambiente ideal para o aprendizado é transmitir segurança. Quando debater um assunto potencialmente controverso como a lei, é importante mencionar todas as opiniões expressas pelos membros do grupo.

Faça com que cada pessoa sinta que seus comentários são apreciados - mesmo se a opinião delas for diferente da sua. Lembre-se, mencionar não significa concordar. Mencione até mesmo aqueles comentários com os quais você não concorda. Ao fazer isso, você demonstra que todos têm direito de expressar sua opinião.

Quando for feito algum comentário que você perceba ser sem fundamento, de maneira gentil você pode oferecer um ponto de vista alternativo para a pessoa considerar. Nunca condene ou ataque a pessoa que fez o comentário.

sábado, 21 de julho de 2007

Contextualizar

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Como professores, podemos ajudar os alunos a compreender as passagens difíceis da Bíblia considerando o contexto da história.

Uma das maneiras de levar os alunos a perceberem o contexto é convidá-los para contar “o que aconteceu aos filhos de Israel nessa ocasião”.

Peça-lhes para fazer uma lista dos bons e dos maus no quadro ou num pedaço de papel e note se histórias similares aconteceram no passado.

Outra forma de descobrir o contexto está em usar a Bíblia toda. Você pode perguntar: “Que histórias da Bíblia são semelhantes a esta? Como poderiam ter sido diferentes?”

Sem dizer o que pensa, convide os alunos a colocarem a história entre outras histórias e notar o panorama de interação entre Deus e as pessoas em vez de focalizar apenas numa situação isolada.

sábado, 14 de julho de 2007

Oportunidade de Participar

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

É importante que cada aluno tenha oportunidade de participar. Se algum aluno não se sente muito à vontade para falar em público, dê-lhe oportunidade de pensar ou escrever. Mesmo que o aluno escolha não se expor, ele estará envolvido no processo de pensar e aplicar.

Peça que os alunos escrevam ações pecaminosas do dia-a-dia para as quais a consciência pode ficar cauterizada (exemplo: colar na prova, faltar com respeito ao falar com os pais, etc.). Depois, peça que dobrem os papéis. Leia os papéis da frente e deixe que os alunos comentem de seu ponto de vista. Mesmo se um estudante tímido não disser nada, ele terá contribuído de alguma forma.

sábado, 7 de julho de 2007

Pair-a-phrase

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Ler o texto bíblico nem sempre é a atividade mais atrativa para os jovens porque as palavras e expressões são muito familiares.Algumas vezes será interessante pedir que eles reescrevam o texto em suas próprias palavras, sem usar as palavras originais.

Para tornar o exercício mais envolvente, peça que os alunos se juntem em pares para escreverem uma paráfrase do texto. Depois, convide-os a lerem o que escreveram. Essa atividade pode ajudar os alunos a compreenderem de forma mais real o significado do texto.

sábado, 31 de março de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Investigação em Grupo

A “investigação em grupo” é uma boa técnica que pode ser usada na classe de Escola Sabatina.

Esse método provém do modelo social de aprendizado e se baseia nas teorias educacionais de John Dewey, que incentiva o questionamento cooperativo e o aprendizado em grupo.

Para usar esse método, faça com que os alunos formem pequenos grupos e trabalhem no sentido de atingir uma meta em comum.

Uma meta poderia ser elaborar um calendário que facilite ter mais tempo em família. Uma outra meta poderia ser planejar e apresentar um seminário para o restante do grupo ou para a igreja sobre como melhorar a comunicação em família. As possibilidades são infinitas. O objetivo é facilitar o aprendizado dos alunos em comunidade.

sábado, 24 de março de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Testemunho no Ensino

Uma boa forma de ensinar é através do testemunho. Por exemplo, para ensinar esta lição, encontre alguém na igreja que tenha uma história motivadora sobre uma vitória em algum ponto fraco.

Você pode falar tanto quanto quiser sobre o conceito de que Deus nos torna fortes a partir de nossos pontos fracos, mas os alunos só lembrarão dessa idéia por muito tempo se fizerem uma ligação entre ela e um rosto ou uma história. Dê forma aos conceitos, utilizando o método do testemunho no ensino.

sábado, 17 de março de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Aprendizado Experimental

Nós costumamos aprender melhor quando experimentamos algo. Por exemplo, uma das melhores formas de ensinar a adiar a recompensa é convidando os alunos a experimentá-la. Uma forma de fazer isso é oferecendo três doces (ou uma nota de dinheiro ou qualquer outro tipo de brinde) para o aluno que quer desfrutar o prêmio imediatamente. Para aqueles que querem esperar até a próxima semana, prometa um prêmio bem maior, como por exemplo uma sacola cheia de doces.

O aprendizado experimental evidentemente é maior quando há tempo para refletir e questionar. Nesse caso, pode-se fazer perguntas como estas:


Que fatores você pesou ao tomar essa decisão de pegar o prêmio imediatamente ou esperar?


Como você se sente tendo escolhido esperar por um prêmio maior?

O que você pode aprender com esse exercício que possa dar fundamento para suas decisões em questões como alimentação, exercício, sexualidade, etc.?

sábado, 10 de março de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Encenação

Uma boa forma de ajudar os alunos a aprender é através de encenações. Depois que os alunos estiverem familiarizados com a história da união de Isaque e Rebeca, consiga voluntários para encenarem os principais personagens da história.

Talvez você queira fazer a encenação num cenário contemporâneo. Para ficar mais divertido, pode-se determinar um gênero específico para a encenação, como por exemplo ficção científica ou country.

Prepare a platéia, distribuindo perguntas para serem discutidas ao fim da encenação. Eis alguns exemplos:

Isso funciona na vida real? Por quê? Como você lidaria com essa situação? Em que aspectos uma encenação contemporânea da história difere da original?

sábado, 3 de março de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Ao ensinar esta lição, incentive os alunos a explorarem as partes difíceis da história, como por exemplo: a destruição de todos os habitantes de Sodoma e Gomorra, a oferta que Ló fez de suas filhas para uma multidão irada, a hesitação da família de Ló em deixar sua casa, mesmo em face da iminente morte, as tentativas de Deus para nos salvar, mesmo quando parece pequena a chance de aceitarmos a salvação.

Não permita que essas questões se tornem o enfoque do estudo da lição, mas faça com que elas sejam consideradas na discussão. Além disso, busque oportunidades de fazer comparações entre o comportamento dos habitantes de Sodoma e o das pessoas atualmente. Por exemplo, incentive os alunos a compararem a atual aceitação da homossexualidade com a visão de Deus sobre esse pecado e sua prática em Sodoma.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Quando Jesus ministrou na terra, havia um tema inconfundível em Seus ensinos: o amor. O que isso significa na prática?

Na vida de Jesus, podemos vê-Lo curando pessoas quebrantadas, ressuscitando os mortos, encorajando os oprimidos, castigando os hipócritas. Em Seu ministério terrestre, Jesus Se concentrou em restaurar pessoas, dar esperança a um povo cujos líderes religiosos eram culpados de negligência religiosa.

Na narrativa de Abraão, Sara, Hagar, Ismael e Isaque, enfatize os momentos em que Deus traz restauração e cura para os personagens da história.

Deus estava interessado em fazer algo especial na vida de Abraão e Sara, apesar de suas desajeitadas tentativas de ajudá-Lo.


Hagar é arrastada em meio à confusão e decepciona a Deus, mas Ele a abençoa como também a Ismael.

A vida de Isaque é salva quando Deus provê um carneiro para o sacrifício. Deus está sempre buscando oportunidades em nossa vida para demonstrar Seu maravilhoso amor.

sábado, 17 de fevereiro de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Demonstração Prática

Uma das dicas deixadas por Jesus durante seu ministério terrestre foi a seguinte:

Sempre demonstre ao seu público o que você está tentando dizer.

Parece estranho, não é? Mas funciona!


Imagine Jesus falando aos milhares reunidos na montanha. Quando Ele diz para o povo remover primeiro o cisco de seus próprios olhos antes de saírem por aí procurando viga nos olhos dos outros, você não O imagina com uma lasca de madeira em uma mão e uma viga na outra? Essa é a idéia. E quem pode dizer que Jesus não fazia isso?

Experimente fazer uma demonstração prática com seu grupo. Identifique alguém da sua igreja que tenha tomado uma decisão admirável para seguir a Deus. Por que não convidar esse Abraão em carne e osso para contar sua própria história na classe?

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Aprendizes corporais sinestésicos

Em toda classe, há alunos que precisam de mais estímulo do que outros. Esses alunos ficam rabiscando enquanto outros estão ouvindo. Movimentam-se, conversam, etc. quando você certamente deseja atenção exclusiva. Para prender a atenção desse grupo, você terá que incluir, pelo menos, uma atividade que estimule esses aprendizes corporais-sinestésicos.

Você pode coletar alguns jornais e revistas. Distribua-os para a classe. Depois, peça que os membros da classe encontrem objetos que manifestem o orgulho e a arrogância das pessoas (isto é, carros, casas, belos amigos ou parceiros, dinheiro, etc.). Esse itens modernos não são diferentes da torre erigida pelos habitantes de Babel, que era objeto de seu orgulho e arrogância.

Quando os objetos forem encontrados, faça com que eles destaquem ou recortem os objetos e os ajuntem numa pilha. Faça com que cada membro da classe exponha um ou dois objetos da pilha, dizendo como eles são usados pelas pessoas como fonte de orgulho.

sábado, 3 de fevereiro de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Como Estudar a Bíblia?

Ao ensinar os jovens a estudar a Bíblia, é essencial fazer com que eles notem as palavras, frases e temas provenientes do texto. Cada palavra é importante! Por exemplo, faça com que eles escrevam e depois leiam um parágrafo, incluindo ou excluindo palavras-chave. O significado e a importância do texto se perde quando não se leva em conta cada palavra.

Faça com que os alunos se concentrem nas palavras toda, sempre e somente encontradas em Gênesis 6:5.

"Quando o SENHOR viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas".

Se queremos que os jovens aprofundem sua experiência com o estudo da Bíblia, precisamos ensinar-lhes a observar os detalhes como se fossem detetives, observando cada palavra isoladamente.

sábado, 27 de janeiro de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Indução

O estudo indutivo é um método. “Como foi possível fazer uma lição inteira sobre alguém tão desconhecido na Bíblia como Enoque?” Usando uma concordância completa, pode-se consultar o nome “Enoque” e encontrar todas as referências a ele nas Escrituras. Com apenas doze versos que mencionam Enoque, pode-se determinar um verso ou dois para cada membro da classe e pedir para que os alunos estejam preparados para contar tudo que for possível sobre Enoque que esteja revelado na passagem.

Os detalhes da vida de Enoque que estão disponíveis podem ser relatados, e os alunos podem fazer deduções sobre o tipo de pessoa que ele era. Pode-se induzi-los a fazer um trabalho de detetive a partir das poucas informações existentes.

sábado, 20 de janeiro de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Reflexão em duplas

Essa estratégia simplesmente consiste em pedir para que os alunos pensem numa pergunta ou numa série de perguntas (individualmente) e, depois, se reúnam em duplas para compartilhar suas respostas com uma outra pessoa.

Cada aluno trabalha a pergunta individualmente e tem a oportunidade de compartilhar sua resposta. Todos os alunos ouvem o ponto de vista de pelo menos uma outra pessoa. Por exemplo:

1º Passo: Pensar

Eu quero que vocês escrevam num pedaço de papel três boas decisões que vocês já fizeram na vida, que você considera como momentos decisivos (ou escolhas de grande impacto).

2º Passo: Em duplas

Reúnam-se em duplas e compartilhem as respostas.

Se o tempo permitir, convide as duplas para compartilhar com toda a classe o que eles discutiram ou pelo menos contar uma das boas decisões de seu parceiro.

sábado, 13 de janeiro de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Concordar ou Discordar

De certa forma, declarações que nos levam a “concordar ou discordar” são como um paradoxo.

Paradoxo é um antigo método de ensino que consiste em fazer uma declaração audaciosa, que inicialmente parece uma contradição, mas depois começa a fazer sentido conforme se pensa melhor no assunto.

Por exemplo, em Mateus 16:25, Jesus diz: “Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.”

Para entender essa afirmação, o aluno precisa pensar cuidadosamente no conteúdo.

sábado, 6 de janeiro de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Ensinando a seção Versos de Impacto

O professor pode perguntar aos alunos: “o que o Salmo 139 diz acerca do amor e do plano de Deus para nossa vida?” O problema dessa pergunta é:

1) O professor apenas está pedindo ao aluno que reafirme o que já foi afirmado; e
2) A pergunta não serve para levar os alunos a interagirem verdadeiramente com o sentido do texto.

Uma abordagem que poderia fazer com que os alunos interagissem pessoalmente com a Bíblia seria dizer o seguinte: “leia a seção Versos de Impacto e escolha o verso que lhe fala pessoalmente sobre o plano de Deus para sua vida”.

Isso faz com que os alunos pensem por si mesmos e incorporem a mensagem. Além disso, os alunos se sentem mais seguros para responder a uma pergunta quando não existe o medo de responder errado.