(Chamada + Pontuação)
Objetivo: recepcionar e verificar o desempenho do aluno durante a semana.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Atenção especial aos alunos.
Recepcionar os alunos e fazer a chamada.
Verificar como está o desempenho dele durante o trimestre
Entregar o Teen Plus
Observação: faça uma planilha de controle e coloque todas as atividades a serem pontuadas. Anote a participação dos alunos a cada sábado. A pontuação deve ser anotada por um professor. Não espere que eles participem logo de cara. Não desanime, motive-os! Ao findar o trimestre TODOS DEVEM SER GRATIFICADOS de acordo com sua participação. Não compre lembranças caras!
O que é necessário?
Pontualidade
Disciplina
Simpatia
Materiais necessários:
PLANILHA DE CONTROLE + PAINEL + CÉDULAS TEEN PLUS (10, 20, 30 e 50)
:: LOUVOR
(O Antigo Testamento usou três palavras básicas para conclamar os israelitas a louvarem a Deus: a palavra barak (também traduzida por bendito); A palavra halal (da qual deriva a palavra “aleluia”, que literalmente significa “louvai ao Senhor”); e a palavra yadah (às vezes traduzida por “dar graças”)
Objetivo: reconhecimento da graça recebida por Deus e de tudo o que Ele é, além de abrir espaço para o Espírito Santo atuar no coração e mente.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Estar no ESPAÇO TEEN pontualmente às 8:45 horas.
Dirigir o serviço de cântico.
Ensinar os hinos do CD Jovem do ano ou hinos que os alunos gostam de cantar.
Observação: mesmo que não haja alunos nesse horário, os professores deverão começar pontualmente
O que é necessário?
Ser pontual
Saber os hinos
Gostar de cantar
Ser animado
Materiais necessários:
COLETANEA + FICHA + FRASES + CD JOVEM
Exemplo:
Ler um texto: o louvor, o sacrifício de louvor, de acordo com a própria Bíblia, é o fruto dos lábios que confessam o nome de Jesus
Anunciar o primeiro hino.
Ler outro texto: adorar a Deus é reconhecer e confessar Sua glória, Seu poder, Sua majestade, Sua magnitude, não importando o que Ele faça ou deixe de fazer. A adoração é pelo que Deus é.
Anunciar o segundo hino.
Ler um texto biblico: Hebreus 13:15 (pedir para um adolescente ler)
:: ESQUINA DA ORAÇÃO
(Pedidos e agradecimentos a Deus)
Objetivo: dar oportunidade dos alunos testemunharem e fazerem os seus pedidos e agradecimentos.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Integração com o grupo.
Dirigir os pedidos e os agradecimentos dos alunos e professores
Sugerir e dirigir outras formas de oração, por exemplo: em dupla, trio, mês de aniversário, cores de roupa, e outras de criação própria.
Observação: quem dirigir o ESQUINA DA ORAÇÃO inicia com um pedido ou agradecimento, em seguida deve chamar os colegas pelo nome e pedir que façam o mesmo. Todos devem falar.
O que é necessário?
Gostar de falar em público e orar
Materiais necessários:
FICHA + IDÉIAS + TIPOS DE ORAÇÃO + CAIXA
Exemplo:
Você pode fazer oração em dupla, em grupo, por mês de aniversário, por cor, por alguém que teve a oração respondida, silenciosa, cantada, por número de sapato, etc. Pode também entregar papéis (na entrada) com nomes de personagens, frutas, objetos, etc e quem estiver com os mesmos nomes, ou objetos, ou frutas, etc, oram juntos.
:: E-MAIL DE DEUS
(Mensagem de abertura)
Objetivo: uma mensagem rápida e poderosa, refletindo sobre a preocupação de Deus por nós.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Preparar uma reflexão de até 2 minutos.
Levar o objeto ilustrativo
Fazer um apelo
Observação: o responsável pelo quadro deve usar a Biblia e o objeto ilustrativo
O que é necessário?
Gostar de escrever e de falar em público
Materiais necessários:
FICHA + MENSAGENS + BIBLIA + OBJETOS
Exemplo:
Tema: Milho de Pipoca
Material: Milho de Pipoca
Rápido! Verifique sua caixa de entrada! Tem um e-mail de Deus só para você! No e-mail de Deus de hoje a mensagem é: “Deverá ser purificado pelo fogo. Mas tudo o que o fogo pode destruir será purificado com água”. Números 31:23
Quem aqui não gosta de pipoca?! Dificilmente encontramos alguém que não gosta. Mas vocês já reparam na transformação do milho para pipoca? A transformação do milho duro em pipoca macia pode ser comparada com o ser humano: duros. Pode ser símbolo da grande transformação da qual os homens devem passar para se tornarem melhores.
Mas a transformação só acontece pelo poder do que? Do fogo, certo?! Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas. Só elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Pode ser o fogo de fora, a dor: perder um namorado, um amor, perder um filho, ficar doente, repetir de ano, perder o emprego, ficar pobre. E pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, etc...
Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado.
Mas depois sobra os Piruás. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém.
Um e-mail de Deus é tudo que você precisa! Entre em contato com Deus hoje e peça forças para Deus para te ajudar a enfrentar os fogos da sua vida. Pois sua transformação pode ir além do que você imagina. Mas cabe você escolher. Quer ser uma pipoca estourada ou um piruá?
:: PLUGADO
(Curiosidades)
Objetivo: aumentar o interesse pelo Informativo das Missões
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Curiosidades da região que será beneficiada por nossas ofertas.
O que é necessário?
Usar recursos como roupas características da região, alimentos, cultura, fotos, músicas, fatos históricos e etc.
Observação: é mais fácil ajudar quem conhecemos, por essa razão apresentar curiosidades das regiões beneficiadas, resulta em um aumento significativo das ofertas.
Materiais necessários:
FICHA + PAINEL + FOTOS + CURIOSIDADES
Exemplo:
Chocolates Belgas

A Bélgica conta com mais de 300 fábricas de Chocolate que juntas produzem em torno de 172,000 toneladas por ano sendo vendidos nas 2.130 lojas espalhadas pelo país.
A praline belga é uma invenção que data de 1912. Trata-se de um bombom de chocolate de formatos infinitamente variados, que pode ser recheado com creme de leite, creme de manteiga, ganache, licor, café, pedaços de frutas e de frutas secas, nozes, caramelo, marzipã. Algumas são feitas apenas de chocolate ou apenas de marzipã; também englobam as trufas e as gianduias.
Os chocolatiers belgas mais famosos são Neuhaus e Leonidas.
:: NA REAL
(Informativo das Missões)
Objetivo: informar a respeito das atividades missionárias e a expansão evangelística da IASD nas localidades do atual trimestre, estimulando assim a contribuição com as ofertas do 13º sábado.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Não ler o informativo.
Contar a história na primeira pessoa ou trazer um convidado para fazê-lo.
Esteja preparado para contar a história, caso o aluno falhe na tarefa.
Faça um mural das missões, coloque o mapa e fotos do local.
Orar e agradecer as ofertas.
Observação: no início do trimestre estipule com os alunos o alvo de ofertas. Ao envolve-los eles estarão mais comprometidos com o alvo.
O Material incentivará muito, mas motive-os quando não estiverem bem quanto ao alvo. Dê os parabéns quando alcançarem a meta.
Antes do aluno contar a história é importante que o professor faça a introdução e convide o aluno para participar.
O que é necessário?
Usar recursos como roupas características da região
Musicas cristãs regionais ou hino nacional local (do trimestre atual)
Cofre
Painel / Cenário do local
Materiais necessários:
FICHA + CENARIO + APRESENTAÇÃO + PAPEL CARTA + ENVELOPE + SELO + INFORMATIVO DAS MISSÕES (Na 1ª pessoa) + PAINEL ALVO + MUSICA + COFRE + FRASES
:: CONTATO TEEN
(Aniversário / Visitante)
> AMIGO VISITANTE
(Apresentação dos amigos visitantes)
Objetivo: recepcionar, proporcionando um ambiente acolhedor aos visitantes.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Atenção especial aos visitantes.
Recepcionar os visitantes e acomodá-los entre os alunos.
Não deixá-lo sentar na beirada da fileira, no fundo ou no canto da sala.
Fazer um cadastro contendo: nome, endereço, data de nascimento, telefone e com quem veio à igreja.
Apresentar o visitante para o ESPAÇO TEEN.
Dar um cartão (se não for adventista coloque junto um folheto da igreja).
Mandar um cartão ou telefonar no dia do seu aniversario.
Observação: ao entregar o cartão e o bombom dê boas vindas ao novo amigo e diga para ele dar “bis” no ESPAÇO TEEN. Anote o nome do visitante no painel.
O que é necessário?
Pontualidade
Disciplina
Simpatia
Materiais necessários:
FICHA + CADASTRO + PAINEL + CARTÃO BIS + BIS + LIVRETO (não adventista)
> AMIGO ANIVERSARIANTE
(Apresentação dos amigos aniversariantes da semana)
Objetivo: homenagear os aniversariantes da semana.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Fazer um cadastro contendo: nome, endereço, data de nascimento, telefone.
Atenção especial aos aniversariantes
Dar um cartão e uma lembrança simples
Observação: faça um painel com a listagem de todos os aniversariantes do mês. Prepare um cartão (assinado pelos professores e alunos) e entregue uma pequena lembrança. Nunca dê uma lembrança diferente da outra.
O que é necessário?
Disciplina
Simpatia
Materiais necessários:
FICHA + PAINEL + CARTÃO + BOLO + VELA + CANETA + CAIXA DE SURPRESA
:: ANOTA AI!
(Agenda / Recados)
Objetivo: hora dos recados e anúncios em geral. Falar do Ano Bíblico, Clube do Livro, Teen Plus, Alvo da Oferta, Plano de Leitura, Faltantes, Concurso Bíblico, etc.
Materiais necessários:
FICHA
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
> Ano Bíblico
Incentivá-los a ler a bíblia e fazer o Ano Bíblico. Você pode fazer um concurso biblico
Materiais necessários:
PAINEL + FOLHA AVULSA + CARTÃO INDIVIDUAL
> Plano de Leitura
Lembre os alunos sobre o plano de leitura, em que eles estudarão, na série O Grande Conflito, o comentário inspirado da Biblia.
Materiais necessários:
PAINEL + FOLHA AVULSA + CARTÃO
> Faltantes
Quando um aluno faltar um ou dois sábados envie pelo correio um cartão. Telefone para o aluno. Se ele não aparecer no sábado seguinte, vá visitá-lo. Quando ele vier ao Espaço Teen, dê outro cartão demonstrando alegria por sua presença.
Materiais necessários:
CARTÃO
> Alvo das Ofertas
Ler o texto Bíblico correspondente e verificar se atingimos o alvo. Motive-os quando não estiverem bem quanto ao alvo. Dê os parabéns quando alcançarem a meta.
Materiais necessários:
PAINEL ALVO + FRASES
> Clube do Livro
Incentive a leitura de livros cristãos. Faça um painel com o nome dos livros
Materiais necessários:
PAINEL
> Teen Plus
Resultado semanal e geral da pontuação.
Materiais necessários:
PAINEL
:: EU ORO, E DAÍ?
(Oração intercessória)
Objetivo: motivar a dedicação de um tempo, durante a semana, para orar por um dos alunos.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Fazer o sorteio para saber por quem o ESPAÇO TEEN irá orar durante aquela semana. Enviar e-mails, torpedos, mensagens, etc para o aluno abençoado. "Entrevistar" o aluno abençoado.
O que é necessário?
Dar um cartão para lembrá-lo que estamos orando por ele.
Enviar e-mails, torpedos, mensagens, etc para o aluno abençoado
Exemplo:
Dizer:
- Eu oro, e daí?
Ler um texto biblico, exemplo:
- O privilégio da oração é talvez comparável a um convite a entrar na sala do trono, para uma audiência particular com o rei. Somos convidados a abrir nossos corações ao Criador e Soberano do universo e a dar a ele nossos pedidos.
Perguntar para o ESPAÇO TEEN:
- Por quem oramos esta semana? (Aguardar resposta)
- Esta semana oramos por (Falar o nome do aluno)
Perguntar para o Aluno abençoado:
- Como foi sua semana? (Aguardar resposta)
Pedir para o aluno abençoado sortear o próximo aluno.
Perguntar para o aluno sorteado:
- Qual é o seu pedido de oração? (Aguardar resposta)
Lembrar os alunos qual foi o pedido que o aluno fez.
Anotar o nome e o pedido de oração no painel.
Entregar o cartão para todos os alunos assinarem.
Materiais necessários:
FICHA + PAINEL + CARTÃO + CANETA + CAIXA SORTEIO + TEXTOS
:: USINA DE ARTE
(Descoberta de talentos)
Objetivo: dedicar publicamente um talento ou alguma habilidade específica a Deus e a sua igreja.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Procurar talentos diversos como: música, poema, pintura, instrumento, etc.
O que é necessário?
Confirmar a presença do convidado até a sexta-feira anterior a data da apresentação
Observação: é importante que o conteúdo apresentado no USINA DE ARTE esteja relacionado ao tema da lição da semana.
Materiais necessários:
FICHA
:: ABRA A CABEÇA
(Recapitularão da lição)
Objetivo: É responsabilidade do professor conduzir o ESPAÇO TEEN a um estudo significativo e redentor da Palavra de Deus, por meio de metodologias de ensino criativos e eficazes.
Prepare um painel de incentivo e a cada sábado insira informações de acordo com o tema
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
01. Orar pedindo entendimento.
02. Estudar toda a lição com uma semana de antecedência.
03. Ler as passagens bíblicas encontradas no início do Auxiliar do Professor.
04. Fazer o plano de leitura, da série O Grande Conflito, que é o comentário inspirado da Biblia.
05. Diariamente tome tempo para estudar a lição e refletir sobre o assunto.
A reflexão deixará as idéias da lição claras em sua mente. “Aprendei a refletir, da mesma maneira que a estudar, a fim de vossa mente se poder ampliar, fortalecer e desenvolver.” Conselhos aos Professores, 428.
06. Escolher o "PARA EXPLORAR".
Em cada lição do Auxiliar para Professores, você encontrará uma caixa de texto intitulada Para Explorar com uma lista de tópicos relacionados com a história da semana. No CD do ESPAÇO TEEN você encontrará uma variedade de recursos para explorar o tópico escolhido – desde perguntas para debate até ilustrações, desde roteiros de encenação até atividades de aprendizado.
Exemplo lição 1:
• Sábado
• Casamento e família
• Criação/Evolução
07. Usar ferramentas de pesquisa que ajudarão a ampliar o conhecimento do assunto.
• Espírito de Profecia.
• Auxiliar do Professor
• Concordância Bíblica.
• Comentários Bíblicos.
• Sites da Internet.
08. Buscar ilustrações para a lição.
Durante a semana, preste atenção nas situações do dia a dia de onde você pode tirar ilustrações para a apresentação da lição.
Procure tornar-se melhor observador; você perceberá que muitas situações da vida diária são ilustrações que servirão como chaves para abrir os corações à mensagem bíblica.
O Auxiliar para Professores oferece, em cada lição, uma ilustração junto com um pequeno pensamento que servirá de “ponte” para a passagem da Bíblia propriamente dita.
09. Elaborar um plano de ensino da lição.
A base do plano está no esboço sugestivo apresentado no Auxiliar dos Professores, mas cada professor deve elaborar seu próprio plano de ensino.
10. Aplique a metodologia do “Elo da Graça”.
O currículo “O Elo da Graça”, propõe de que no ciclo da aprendizagem o professor atinja todos os diferentes tipos de aprendizes:
Interativos > os interativos são os primeiros a falar. Gostam de falar e aprendem falando. Aprendem interagindo com as outras pessoas.
Práticos ou pragmáticos > são os que querem fazer. Aprendem fazendo alguma atividade.
Analíticos > os analíticos são os preferem a objetividade. Ficam quietos, sempre prestando atenção no que está sendo dito. Valorizam conteúdo e informação. Aprendem analisando. Gostam de trabalhar sozinhos e normalmente se irritam quando os interativos e os práticos falam demais
Dinâmicos > são criativos, inovadores e rápidos. Aprendem experimentando formas diferentes de fazer a mesma coisa.
Sugestão de roteiro do ABRA A CABEÇA:
1 - AGORA É A HORA DE ABRIR A CABEÇA E...
Liste os objetivos da lição. Use como base os objetivos do auxiliar do professor.
Exemplo lição 1:
• Entender que a lei central do governo de Deus é o amor, que é o motivo de Ele ter permitido o início do pecado e ter criado a humanidade.
• Experimentar um senso de confiança na lei de amor de Deus e no Seu projeto criativo.
• Ser incentivados a viver pacientemente com uma confiança mais firme no caráter de Deus.
2 - VAMOS ORAR!
“Senhor, abra a nossa cabeça e faça com que este estudo seja guiado por Ti e que sejamos transformados ao aplicar esses ensinamentos em nossa vida. Amém.”
3 - RESSALTAR O TEMA DA LIÇÃO
Exemplo: Esta semana estudamos a história da trágica queda e engano de Lúcifer e como o pecado atua para nos afastar do caminho de vida de Deus. O tema da lição foi (Aguardar respostas dos alunos): OS DOIS TIPOS DE MUNDO (Mostrar o tema da lição, e colar no painel).
4 - VERSO BÍBLICO
Perguntar: vocês lembram qual é o verso bíblico desta semana?(Apontar para o quadro do verso-bíblico que já deve estar posicionado logo abaixo do painel tema da lição e dizer: vamos ler todos juntos?) Leia o texto bíblico:
"Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.” Apocalipse 12:7-9.
5 - FAÇA UMA BOA E BEM PLANEJADA INTRODUÇÃO
A introdução tem o objetivo de chamar a atenção dos alunos, despertar o interesse pelo assunto e motivar a participação de cada um. Inicie o estudo da lição com uma atividade de abertura na qual você consiga envolver a todos, mas sobretudo, o interesse dos interativos.
6 - APRESENTE O CONTEÚDO DA LIÇÃO DE MANEIRA ATRATIVA
Em seguida apresente o conteúdo da lição, a história bíblica que estudamos durante a semana. Faça isso de forma interativa, envolvente e dinâmica. Os aprendizes analíticos vão se identificar com esse momento. Eles gostam de informações.
7 - BUSQUE ENVOLVER OS ESTUDANTES NA DISCUSSÃO DA LIÇÃO
Você deve fazer a aplicação da lição usando atividades com as quais os aprendizes práticos se identificarão.
8 - FAÇA A APLICAÇÃO
E finalmente faça perguntas do tipo: “como posso compartilhar com outros o que aprendi?”, "como posso viver o ensino da história bíblica repetindo-o em minha vida de forma diferente?" Os dinâmicos gostam da diversidade. De fazer a mesma coisa, de formas diferentes.
9 - FAÇA O APELO
10 - ORE
Materiais necessários:
FICHA + AUXILIAR DO PROFESSOR + LIÇÃO + PATRIARCAS E PROFETAS + PAINEL (Tema do trimestre + tema da semana) + VERSO BÍBLICO + PARA EXPLORAR + ROTEIRO
:: SE LIGA
(Propaganda)
Objetivo: Fazer uma chamada estimulando o estudo da lição da próxima semana.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Estudar antecipadamente a lição da Escola Sabatina dos Adolescentes.
Fazer uma encenação, de criação própria, para estimular o estudo da lição.
Trazer, o que for necessário, para uma boa apresentação.
O que é necessário?
Ser estudioso.
Ter responsabilidade.
Ter desenvoltura.
Ser criativo.
Materiais necessários:
FICHA + PROPAGANDAS + OBJETOS
Exemplo:
Lei Imutável e Amor Inabalável
Material: Objeto quebrado e uma cola
Mostrar o objeto quebrado e perguntar:
- Como faço para colar (consertar) este vaso? (Uso cola). E para consertar o mundo destruído pelo pecado? Quer saber? Então SE LIGA! Estuda a lição desta semana.
:: MOCHILÃO
(Aplicação)
Objetivo: Expressar a principal lição aprendida do ABRA A CABEÇA do dia.
Descrição das Atribuições e Responsabilidades:
Prestar atenção a recaptulação da lição
Materiais necessários:
FICHA + TEXTOS + MOCHILA
Exemplo:
Dizer:
- O que é o MOCHILÃO? É simples! Você só precisa dizer o que vai colocar na mochila da sua vida, da lição que acabamos de estudar.
Hoje estudamos sobre OS DOIS TIPOS DE MUNDO e no meu MOCHILÃO vou colocar... (
Fale o que você vai colocar no MOCHILÃO.
- E você... ?
Escolher uma pessoa e entregar a mochila para ela e perguntar:
- O que vai colocar no seu MOCHILÃO?
Enquanto as pessoas falam o responsável pelo Quadro fica em pé ouvindo e auxiliando a passagem da mochila. Depois que três alunos falarem, peça para quem recaptulou a lição fazer o apelo e a oração final.