Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
A lição desta semana leva os alunos a refletirem sobre a idéia de Jesus como líder, ou herói, comparando-O aos super-heróis da cultura popular (alguns exemplos específicos foram dados na seção Iniciando). A maioria dos jovens de hoje estão profundamente familiarizados com a cultura e a mídia popular por estarem rodeados por ela durante todo o tempo. Retirar ilustrações e traçar paralelos entre as verdades bíblicas e a cultura popular pode às vezes tornar uma verdade bíblica relevante para eles - porém, alguns cuidados devem ser tomados:
• Certifique-se de que as ilustrações que você escolheu são culturalmente relevantes para a sociedade em que você está inserido;
• Não tente (especialmente se você é de uma geração mais velha que os seus alunos) parecer “por dentro” das referências da cultura popular - é quase certo de que você parecerá mais “por fora” do que poderia imaginar! Dê exemplos conhecidos por você, como: “Quando era adolescente, um dos programas de televisão mais conhecido era...”. Em seguida, pergunte se eles possuem algum exemplo atual semelhante ao seu.
• Nunca se esqueça de apontar as diferenças entre os valores de nossa cultura e os valores bíblicos. Embora possa ser útil traçar paralelos, devemos sempre apontar as diferenças. Por exemplo, esta semana a seção Iniciando apontou algumas semelhanças entre Jesus e os super-heróis dos gibis, mas também mencionou a diferença mais importante entre eles: os super-heróis triunfaram por meio da força e o uso de seus superpoderes. Jesus triunfou por meio de Sua humildade e auto-sacrifício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário