sábado, 17 de março de 2007

Dicas para um Ensino de Primeira Linha

Aprendizado Experimental

Nós costumamos aprender melhor quando experimentamos algo. Por exemplo, uma das melhores formas de ensinar a adiar a recompensa é convidando os alunos a experimentá-la. Uma forma de fazer isso é oferecendo três doces (ou uma nota de dinheiro ou qualquer outro tipo de brinde) para o aluno que quer desfrutar o prêmio imediatamente. Para aqueles que querem esperar até a próxima semana, prometa um prêmio bem maior, como por exemplo uma sacola cheia de doces.

O aprendizado experimental evidentemente é maior quando há tempo para refletir e questionar. Nesse caso, pode-se fazer perguntas como estas:


Que fatores você pesou ao tomar essa decisão de pegar o prêmio imediatamente ou esperar?


Como você se sente tendo escolhido esperar por um prêmio maior?

O que você pode aprender com esse exercício que possa dar fundamento para suas decisões em questões como alimentação, exercício, sexualidade, etc.?

Nenhum comentário:

Postar um comentário