sábado, 29 de dezembro de 2007

Solucionando o Problema

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Desafie seus alunos a encontrar uma solução para o problema de Don na ilustração:

Don amava a faculdade - o lado social, pelo menos. Ingressar na academia com algum de seus melhores amigos tinha sido legal, mas a faculdade significava liberdade, também, sem pais ou alguém na sua cola.

Infelizmente, sem alguém para estimulá-lo ou lembrá-lo de suas prioridades, Don começou a gastar cada vez mais de seu precioso tempo com seus amigos, jogando na Internet. Em pouco tempo, Don estava passando toda a noite, todos os finais de semana jogando, sem parar para ir ao refeitório comer algo, sem praticar algum tipo de exercício, e mesmo sem sair com sua nova namorada. Raramente ele estudava para as aulas, raramente tirava tempo para falar com Deus, e sua namorada quase já não se lembrava de que namorava alguém. Logo Don começou a ir mal nas provas.

Finalmente Don percebeu que precisava fazer alguma coisa, mas não sabia por onde começar. Inglês? História? Química? Era muita coisa para pensar de uma só vez. Ele se sentiu esmagado. Sentiu-se impotente. O semestre estava quase no fim, e depois de constatar a realidade, ele estava desistindo de tudo - e ele apenas não sabia como entrar nos eixos.

Como o prejuízo pode ser minimizado? O que ele pode fazer para se equilibrar emocional, espiritual, social, e academicamente? Como ele pode se prevenir para não cair na mesma situação no futuro?


Escreva as idéias dos alunos num quadro.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Ensinando ao Contar a História

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Talvez a estratégia mais antiga para ensinar seja contar histórias. A razão para as histórias serem tão eficientes é que elas prendem a atenção e envolvem os alunos de imediato.

A maior parte de nossa vida pode ser descrita numa série de histórias. Por exemplo, se você tivesse que contar três histórias de sua vida que foram essenciais para transformá-lo no que você é hoje, quais seriam?

Quando você usar histórias para ensinar, lembre-se de que a história é com freqüência a lição, e se for bem contada ou lida, vai precisar de pouca explicação.

Você pode ler uma história e perguntar: “Que lição você acha que esta história ensina?” ou “Por que você acha que escolhi esta história?”

sábado, 15 de dezembro de 2007

Artes e Ofícios

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Embora muitos adolescentes achem que já estão crescidos para lidar com artes e ofícios, essa é sempre uma atividade interessante. Fazer uma colagem ajuda aqueles cujas habilidades sejam mais visuais do que verbais a explorar as idéias da lição de sua própria maneira.

Certifique-se de providenciar bastante revistas para recortar que você perceba contenham ilustrações relevantes para o assunto da colagem. Por exemplo, para uma colagem sobre sucesso, você pode escolher revistas sobre negócios e celebridades que contenham ilustrações de pessoas ricas e poderosas, bem como revistas missionárias que mostrem figuras de pessoas que encontraram o sucesso através do serviço aos outros.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Desenhando Uma Linha do Tempo

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Freqüentemente é difícil para os alunos compreenderem o sentido dos eventos que acontecem na história, especialmente quando o texto bíblico abrange um longo período de tempo, com muitos acontecimentos.

Você pode mostrar aos alunos como desenhar um linha do tempo numa lousa ou num quadro, usando sua própria vida ou a vida de outra pessoa como exemplo.

Desenhe uma linha horizontal, e marque os principais acontecimentos na ordem em que eles ocorreram. Os alunos podem praticar desenhando uma linha do tempo dos acontecimentos importantes da vida deles. Depois aplique a experiência à história bíblica.

Individualmente ou como grupo, desenhe uma linha do tempo dos eventos que aconteceram na história. Isso ajudará os alunos a obter um esboço da história e perceber a causa e efeito dos acontecimentos da história.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Diário de Classe

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Tente adquirir alguns diários não muito caros para sua classe, ou peça que os alunos comprem. Uma das melhores maneiras de mudar a dinâmica semanal de sua classe é dando oportunidade para fazer um diário reflexivo. Por exemplo, o assunto desta semana oferece várias oportunidades para reflexão pessoal. Você pode pedir que os alunos escrevam sobre uma experiência na vida deles, ou na vida de um amigo, que se assemelha à história de Davi.