sábado, 1 de novembro de 2008

Falando de Experiências Pessoais

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Ao pedir que os alunos relatem ao grupo uma experiência pessoal de vitória que vivenciaram esteja certo de que cada adolescente reagirá de forma diferente no que diz respeito à disposição de relatar experiências pessoais e, dentro de um mesmo grupo, haverá diferentes níveis de conforto com esse tipo de atividade. Seu desafio como professor é fazer com que os alunos se sintam à vontade para participar de atividades como essa e dirigir uma discussão significativa baseada nas experiências relatadas.

Os adolescentes que são tímidos, ou ficam nervosos ao falar em público, ou parecem não se entrosar muito com o grupo, podem se sentir desconfortáveis com esse tipo de atividade.

Aqueles que não são muito maduros espiritualmente ou que não param muito para pensar a respeito das coisas espirituais podem achar difícil encontrar algo apropriado para relatar. A seguir estão algumas dicas para tornar essa atividade mais fácil de ser realizada:
• Divida a classe em duplas ou pequenos grupos, principalmente se a classe for muito grande.

• Permita que os alunos façam uma lista de experiências pessoais individualmente. Em seguida, escolha alguém que esteja disposto a falar.

• Apresente exemplos de resposta antes de dar início à atividade. “Por exemplo, uma vitória que vivenciei foi durante uma prova que achei que iria muito mal. Orei a Deus e Ele respondeu à minha oração me ajudando a lembrar da matéria que estudei e a responder as perguntas da prova e, assim, consegui passar.
Certifique-se de que seus exemplos sejam relatados de forma geral e sem muitos detalhes que poderiam ser considerados intimidadores. Dessa maneira, os alunos serão incentivados a pensar em exemplos semelhantes que ocorrem em sua própria vida.

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