Ao pedir que os alunos relatem ao grupo uma experiência pessoal de vitória que vivenciaram esteja certo de que cada adolescente reagirá de forma diferente no que diz respeito à disposição de relatar experiências pessoais e, dentro de um mesmo grupo, haverá diferentes níveis de conforto com esse tipo de atividade. Seu desafio como professor é fazer com que os alunos se sintam à vontade para participar de atividades como essa e dirigir uma discussão significativa baseada nas experiências relatadas.
Os adolescentes que são tímidos, ou ficam nervosos ao falar em público, ou parecem não se entrosar muito com o grupo, podem se sentir desconfortáveis com esse tipo de atividade.
Aqueles que não são muito maduros espiritualmente ou que não param muito para pensar a respeito das coisas espirituais podem achar difícil encontrar algo apropriado para relatar. A seguir estão algumas dicas para tornar essa atividade mais fácil de ser realizada:
• Divida a classe em duplas ou pequenos grupos, principalmente se a classe for muito grande.Certifique-se de que seus exemplos sejam relatados de forma geral e sem muitos detalhes que poderiam ser considerados intimidadores. Dessa maneira, os alunos serão incentivados a pensar em exemplos semelhantes que ocorrem em sua própria vida.
• Permita que os alunos façam uma lista de experiências pessoais individualmente. Em seguida, escolha alguém que esteja disposto a falar.
• Apresente exemplos de resposta antes de dar início à atividade. “Por exemplo, uma vitória que vivenciei foi durante uma prova que achei que iria muito mal. Orei a Deus e Ele respondeu à minha oração me ajudando a lembrar da matéria que estudei e a responder as perguntas da prova e, assim, consegui passar.”
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