sábado, 29 de novembro de 2008

A História Por Trás da Grande História

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Fazer com que os alunos interajam com os pequenos eventos que aparecem ao longo da história é a chave para o aprendizado e para a transformação espiritual. As histórias da fornalha ardente e da luta de Davi com Golias tornam-se apenas contos se não falarem algo mais a respeito da história de Deus e de Seu povo. O incidente apresentado na lição desta semana sobre os ricos escravizando os pobres aborda um problema ainda mais profundo. Esquecer-nos como recebemos nossa liberdade pode fazer com que esqueçamos quem somos e quem Deus é. Cada história e incidente bíblico compõem uma Grande História. Um professor pediu uma vez que os alunos criassem um título descritivo para a Bíblia da mesma forma que a história de Moisés e o Mar Vermelho foi intitulada. Os alunos precisam enxergar a Grande História e como as partes que a compõem se encaixam no todo.

sábado, 22 de novembro de 2008

Contextualizando verdades eternas

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Se a verdade deve ser transmitida de geração em geração, então é preciso que seja contextualizada a fim de ser valorizada. Uma das maneiras de contextualizar é perguntar: Como seria esta história se ocorresse nos dias de hoje? Os alunos deverão encontrar os elementos-chave incorporados nas partes mais importantes da mensagem. Outra maneira de contextualizar as verdades eternas é relacioná-las com pessoas que fazem parte da vida dos alunos. Fazer perguntas como: Que pessoa em sua vida esta história faz lembrar? Neemias lembra alguém conhecido?, incentiva os alunos a tornar reais os heróis e as heroínas da história e mostra que seu exemplo é possível de ser seguido.

sábado, 15 de novembro de 2008

Figuras de Linguagem

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

As figuras de linguagem são ferramentas poderosas que geralmente estão carregadas de emoções, ou de um profundo significado contido em uma palavra ou frase. Cristo disse: “Eu sou a Luz do mundo”, ou “a menos que caiamos ao chão como uma semente e morramos, nunca produziremos o verdadeiro fruto da vida”. Essa é a razão de pedirmos aos alunos para analisarem as palavras e as frases da história. Ao descobrirem essas palavras que criam figuras vivas em sua mente, os alunos simplesmente aprendem melhor porque seus sentidos ficaram mais aguçados.

sábado, 8 de novembro de 2008

Com a Mídia em Mente

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Sempre que possível, utilize a mídia para exemplificar melhor a história e o contexto em que ela está inserida. Utilize ferramentas como apresentações em PowerPoint, videoclipes e até mesmo o Google Earth para observar o local em que a história se passou.

O uso dessas ferramentas cria oportunidades para os alunos verem e ouvirem, o que sempre é muito bem-vindo ao aprendizado. Em lugares em que isso não seja possível, procure explicar aos alunos como era a vida e os costumes dos personagens da história.

sábado, 1 de novembro de 2008

Falando de Experiências Pessoais

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Ao pedir que os alunos relatem ao grupo uma experiência pessoal de vitória que vivenciaram esteja certo de que cada adolescente reagirá de forma diferente no que diz respeito à disposição de relatar experiências pessoais e, dentro de um mesmo grupo, haverá diferentes níveis de conforto com esse tipo de atividade. Seu desafio como professor é fazer com que os alunos se sintam à vontade para participar de atividades como essa e dirigir uma discussão significativa baseada nas experiências relatadas.

Os adolescentes que são tímidos, ou ficam nervosos ao falar em público, ou parecem não se entrosar muito com o grupo, podem se sentir desconfortáveis com esse tipo de atividade.

Aqueles que não são muito maduros espiritualmente ou que não param muito para pensar a respeito das coisas espirituais podem achar difícil encontrar algo apropriado para relatar. A seguir estão algumas dicas para tornar essa atividade mais fácil de ser realizada:
• Divida a classe em duplas ou pequenos grupos, principalmente se a classe for muito grande.

• Permita que os alunos façam uma lista de experiências pessoais individualmente. Em seguida, escolha alguém que esteja disposto a falar.

• Apresente exemplos de resposta antes de dar início à atividade. “Por exemplo, uma vitória que vivenciei foi durante uma prova que achei que iria muito mal. Orei a Deus e Ele respondeu à minha oração me ajudando a lembrar da matéria que estudei e a responder as perguntas da prova e, assim, consegui passar.
Certifique-se de que seus exemplos sejam relatados de forma geral e sem muitos detalhes que poderiam ser considerados intimidadores. Dessa maneira, os alunos serão incentivados a pensar em exemplos semelhantes que ocorrem em sua própria vida.