Divida a classe em grupos de três a cinco alunos e entregue a cada grupo uma das seguintes situações. (Para grupos grandes, utilize as mesmas situações mais de uma vez). Diga: ao se agruparem, leiam em voz alta a situação que receberam e discutam o que fariam se tivessem que enfrentá-la. Como vocês acham que os personagens inseridos nessas situações reagirão?
• Seu grupo de amigos sempre andou junto desde a infância, mas um desses amigos está se metendo em problemas. Você sabe que ele está andando com amigos diferentes que bebem e usam drogas e suspeita que o seu amigo esteja fazendo a mesma coisa. Realmente você se importa com ele e quer ajudá-lo antes que se envolva demais, assim você e mais alguns amigos decidem tentar falar com ele sobre isso.
• Uma da garotas com quem você anda arrumou um novo namorado que ninguém do grupo conhece. Ele é ciumento, possessivo e tem um temperamento explosivo. Um dia a sua amiga chega na escola com o olho roxo. Você já viu o namorado tratá-la mal outras vezes e suspeita que ele esteja batendo nela. Você quer encontrar uma maneira de falar sobre o assunto sem magoá-la.Depois que todos os grupos tiveram tempo para discutir, reúna-os e lhes dê oportunidade de relatar a situação que lhes foi entregue. Pergunte à classe como teriam agido. Em cada caso há duas perguntas a serem consideradas: de que maneira você advertiria alguém que você estima, e, se você fosse a pessoa advertida, como reagiria?
• Sua irmã mais nova está fazendo regime há alguns meses. Ela acha que está emagrecendo e ficando muito mais bonita, mas você acha que ela pode estar doente. Ela está magra demais e não parece saudável. Está obcecada por perder ainda mais peso. Você discute com os seus pais o que podem fazer para ajudá-la.
• Vários dos seus melhores amigos têm maltratado um garoto da classe com gozações e brincadeiras de mau gosto. Você também não gosta muito dele, mas reconhece que ele tem alguns problemas, inclusive algumas dificuldades emocionais que fazem com que seja difícil para ele se relacionar. Seus amigos adoram provocá-lo e tirar sarro do seu jeito esquisito. Apesar de não ter participado disso, você também não disse que o que estão fazendo é errado. Acredita que como cristão precisa se posicionar e fazer alguma coisa, mas não quer perder os amigos.
Se houver tempo e se o grupo se sentir à vontade, convide os grupos para encenarem as situações descritas.
Ao apresentar aos alunos situações para a discussão em pequenos grupos, pode ser que você prefira selecionar os integrantes dos grupos para haver um melhor equilíbrio. Dessa forma, terá certeza de que a maioria dos alunos se encontrará em grupos em que se sentirão à vontade para falar e opinar.
Antes de dividir os grupos, lembre de que não há respostas erradas nesse tipo de atividade e ninguém deverá condenar ou recriminar a resposta do colega. O objetivo da atividade é ver a reação dos alunos se tivessem que enfrentar aquela situação na vida real.
Pode ser que eles não entrem em consenso: alguns alunos podem achar que agiriam bem diferente dos outros colegas do grupo e não há nenhum problema nisso. A diversidade de opiniões dentro do grupo é positiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário