sábado, 26 de abril de 2008

Ensinando com Humildade

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Brett Justus, um instrutor máster de vôo ATP e FAA, mostra a importância da humildade no ensino. Embora tenha se referido especificamente aos instrutores de vôo, o mesmo princípio pode ser aplicado aos professores da Escola Sabatina e temas relacionados à fé.Ele escreveu:

Como um bom piloto se torna um bom professor? Livros foram escritos sobre o assunto. Aprender a voar é uma tarefa desafiadora e dinâmica. Muita habilidade e destreza pessoais são necessárias para treinar e formar pilotos qualificados.

Penso que a humildade deveria ser a primeira coisa a compor o cinturão de ferramentas de um instrutor. No momento em essa qualidade for colocada em prática, a porta se abrirá para todas as outras características necessárias para se tornar um verdadeiro professor.

Ao demonstrar humildade em sua forma de abordar, ele contribuirá para evitar o espírito defensivo, e assim a aprendizagem pode começar. Mais alunos seus conseguirão completar o treinamento se você lhes assegurar que você e outros se esforçaram em certas áreas, assim como eles estão se esforçando agora. Você não precisa mostrar aos seus alunos o grande piloto que você é. Eles já sabem que você é um piloto habilidoso.

Mostre a eles o bom professor que você é ao compartilhar exemplos específicos de quando você enfrentou problemas com uma manobra que parece que eles não conseguem se aperfeiçoar. Assim, eles serão encorajados e dirão a si mesmos: “Se o meu instrutor conseguiu passar por isso e chegar aonde ele ou ela chegou, acho que também posso!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário