sábado, 29 de setembro de 2007

Abordagem Participativa

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

No mundo antigo, a transmissão de valores acontecia através da comunicação oral. Através de histórias, símbolos e imagens, as comunidades encontravam coerência e significado. Por causa do surgimento da imprensa no século 15, a transmissão de valores foi transferida para a leitura da Palavra de Deus. Agora, com o advento da mídia eletrônica, os meios de comunicação passaram por outra mudança.

A comunicação atual passou da natureza didática da imprensa para uma forma de comunicação mais experimental, baseada numa experiência participativa. Por isso, ao preparar-se para ensinar esta lição, é importante primeiro formular maneiras de usar uma abordagem participativa.

Ajude os alunos a experimentar a história.

Por exemplo, você pode ler a história enquanto voluntários a encenam.

Outra idéia: Diga para os alunos interpretarem o papel dos diferentes personagens da história (o anjo, Gideão, Joás, etc.).

Depois de estudar a história, peça que cada aluno apresente sua experiência da perspectiva do personagem bíblico que eles escolheram, em primeira pessoa.

sábado, 22 de setembro de 2007

Perguntas

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Perguntas são um componente importante do ensino eficaz. Você deve planejar perguntas-chave para formar o esqueleto da lição.

Perguntas espontâneas podem ser interessantes, mas a direção geral da discussão deve ser preparada com antecedência.

Aqui estão algumas sugestões para formular perguntas úteis:

• Formule as perguntas de forma clara e específica. Evite perguntas vagas e ambíguas.
• Adapte as perguntas ao nível da capacidade dos alunos.
• Faça perguntas lógicas e em seqüência.
• Faça perguntas de vários níveis.
• Acompanhe as respostas dos alunos.

sábado, 15 de setembro de 2007

Pensar e Aplicar

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Pensar e aplicar - esses são dois dos mais importantes objetivos para seus alunos em cada aula semanal. Você quer que eles pensem sobre o assunto e compreendam sua relevância e implicação para a vida deles. É seu desejo que eles apliquem na vida diária o que tem sido discutido.

Toda classe é composta de diferentes temperamentos. Alguns alunos sempre têm algo a dizer sobre o assunto, e precisam aprender a dar aos outros a chance de falar. Outros alunos precisam ser gentilmente tirados de sua zona de conforto para participar e falar. Ainda assim, todo aluno tem a capacidade de surpreender você.

Enquanto orienta seus alunos acerca de um assunto, sempre mantenha em mente como as questões podem modelar a vida diária deles. A natureza humana - e o amor de Deus - não mudaram em 3.000 anos.

Ajude seus alunos a perceberem que seguir a Deus não é apenas uma lista de “faça” e “não faça”; é uma atitude, uma maneira de compreender e relacionar-se que determina como eles enfrentarão as coisas na vida.

sábado, 8 de setembro de 2007

Encenação

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

A encenação é um importante ingrediente para aplicar o que se aprende. Provavelmente não será difícil para seus alunos pensarem em exemplos que eles têm visto de controvérsias semelhantes à do altar das duas tribos e meia.

Leve-os a considerar o que ambos os grupos queriam na história bíblica - as outras dez tribos desejavam certificar-se de que Deus não estava sendo desonrado e as duas tribos e meia desejavam certificar-se de que sua separação geográfica não os induziria a esquecer o que eles representavam.

sábado, 1 de setembro de 2007

Mapas

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Traga um mapa do que foi a antiga terra de Canaã para que os alunos visualizem. Alguns sites de lugares bíblicos podem ser úteis também.

Existe uma boa chance de que seus alunos nunca tenham examinado a topografia de uma região bíblica. Eles vão gostar de ver onde ficava o rio Jordão, Jericó, Ai, Gibeão, etc.

Para ir mais além, informe quem ocupa a região atualmente, e se têm sido feitas ou não escavações no local.

Para exemplos clique aqui.