sábado, 30 de agosto de 2008

Grandes Expectativas

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

É dito que as pessoas não irão além daquilo que é esperado delas. É raro encontrar uma pessoa que seja automotivada a ir além do que os outros esperam que vá. Esse princípio se aplica especialmente para os jovens.

Se Deus fosse o professor da sua classe hoje - e Ele é -, que verdades gostaria que os alunos compreendessem? O que esperaria que eles fizessem com o que aprenderam?

Em algum momento durante o ensino da lição - ao final da lição provavelmente seja melhor - compartilhe com os alunos as lições que Deus tem lhes mostrado por meio de Sua Palavra. Logo depois, mostre-lhes que Deus é paciente e está disposto a ajudá-los a tomar as decisões certas baseados nas lições que aprenderam. A Sua graça os ajudará a se levantar sempre que caírem. Fale que Jesus quer entrar em sua vida a fim de ajudá-los a viver de forma agradável a Deus e que alcancem os padrões que estabeleceu para vivermos.

sábado, 23 de agosto de 2008

Crie uma Parábola

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

A sabedoria divina geralmente vem na forma de parábolas por causa da maneira que histórias simbólicas facilitam o aprendizado. As parábolas são simples, mas poderosas ferramentas de ensino. Na verdade, uma das melhores formas de fazer com que os alunos aprendam é transmitir-lhes o conceito e incentivá-los a criar uma parábola que ensine com eficácia a mensagem principal. Não é de admirar que ensinar pode ser a melhor maneira de se aprender.

sábado, 16 de agosto de 2008

Organizadores Gráficos

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

A teoria educacional declara que o conhecimento é armazenado de duas formas:
  1. usando palavras
  2. usando imagens
Isso quer dizer que sempre que for possível utilizar gráficos para ajudar a organizar informações, ou fazer uma relação entre as idéias, o aprendizado aumenta.

Um tipo de organizador gráfico que é muito utilizado para demonstrar as semelhanças e as diferenças entre duas coisas é chamado de o diagrama de Venn. Esse diagrama é formado por dois círculos que representam dois aspectos distintos. Os círculos podem ser sobrepostos. As qualidades únicas de cada parte são escritas na região do círculo que não foi sobreposta (
e, assim, evidenciando as diferenças) e as semelhanças são escritas nas partes dos círculos que foram sobrepostas.


Peça para os alunos criarem um diagrama de Venn para comparar o reino de Deus e o reino da Babilônia, ou Deus e Nabucodonosor, ou essa história com a história de Daniel na cova dos leões e assim por diante.

sábado, 9 de agosto de 2008

Colocando “a mão na massa”

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Os alunos aprendem colocando “a mão na massa”. Esse método de aprendizagem é bastante eficaz. No entanto, como fazer com que os alunos “façam” uma lição bíblica? Há várias maneiras de poderem relacionar a história com a sua vida.

Qualquer atividade como músicas relacionadas ao tema, leitura da Bíblia ou dramatizações, permitirá que os alunos sintam como se fizessem parte da história. Mesmo algo simples como fazer com que se levantem para tirá-los da rotina os ajudará a assimilar melhor os pontos a serem ensinados. Isso é muito importante para que possam gravar as mensagens bíblicas e aplicá-las em sua vida.

sábado, 2 de agosto de 2008

Usando os Sentidos para Ensinar

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Toda vez que você puder oferecer a seus alunos a oportunidade de usar mais de um de seus sentidos para aprender é uma ótima idéia. Alguns alunos aprendem mais através da visão, outros da audição e ainda outros através da prática. Qualquer atividade que você crie a fim de proporcionar experiências sensoriais os ajudará a aprender mais rápido e permitirá que o conhecimento seja melhor assimilado. Até mesmo coisas simples como se levantar ou sentar-se causam um efeito marcante nos alunos.

Ao ensinar uma história que é bem conhecida, é importante criar maneiras de ajudar a história se tornar mais viva e atraente. Desde encenações, desenhos e música, todas as atividades que estimulem os sentidos ajudarão os alunos a se interessar e assimilar a história a ser estudada.