sábado, 28 de junho de 2008

Rituais

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Às vezes, alguns rituais de ação podem realçar o ensino e a aprendizagem.

Quando uma música é tocada durante um apelo, por exemplo, ela aumenta a emoção do momento realçando assim aquela experiência. O ato de nos ajoelharmos ao orarmos coloca nosso corpo em uma postura que pode aprofundar nossa conversa com Deus. Os rituais podem se tornar uma carga também, mas podem ser usados para o envolvimento físico.

Na lição desta semana, peça que os alunos se levantem toda vez que a Bíblia for lida. Escolha cinco ou seis alunos para que leiam em pé e com emoção os Versos de Impacto ou a história e observe se os alunos estão mais atentos e pensativos a respeito do que está sendo lido.

Algumas igrejas têm o costume de se levantar toda semana durante a leitura da Palavra de Deus para demonstrar fisicamente: “Estamos alertas para que Deus possa ter a nossa atenção.”

sábado, 21 de junho de 2008

Ensine Através de Histórias

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

A característica mais fascinante das histórias é que os ouvintes, jovens e adultos, relacionam as ilustrações com seu dia-a-dia. Equações, resumos, listas, acrônimos e paradigmas, ditados populares, o que quer que seja pode até ajudar na memorização, mas as histórias deixam suas marcas na mente por muito mais tempo. William Barclay, um comentarista da Bíblia, afirma que: “Ensinar em parábolas é ensinar com imagens e a maioria das pessoas pensa em imagens.”

Outra qualidade importante das histórias é que não falam diretamente “da verdade”, mas levam o ouvinte a uma viagem em seus pensamentos em que descobrirá a verdade por si mesmo.

Ao ensinarmos, as ilustrações farão muito mais do que poderíamos se tentássemos apenas explicar. Alguns professores apenas lêem a história ou pedem para os alunos lerem e depois perguntam: o que aprenderam com a história? Qual é a verdade central aqui? Por que você acha que essa história é importante para nós?

sábado, 14 de junho de 2008

Bandeiras

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Leve um pedaço de tecido, cola e tinta para tecido e peça para fazerem uma bandeira com a passagem que receberam. Diga: Através da história, os exércitos têm carregado bandeiras para as guerras demonstrando sua fidelidade aos seus reis e comandantes. As bandeiras que faremos hoje nos lembrarão de que vamos para a batalha com as cores de um Deus que promete lutar por nós e nos libertar.

A atividade de fazer bandeiras é um projeto artístico que poderá ilustrar de forma bem viva a lição de que Deus nos protegerá por Seu poder e também nos lembra de que Deus está ao nosso lado.

Não termine o projeto somente com a finalização das bandeiras. Escolham um local para expor os trabalhos para a igreja também. Use-os sempre que puder para lembrar os alunos de que podemos estar sujeitos aos ataques de Satanás, mas Deus vencerá a luta por nós.

sábado, 7 de junho de 2008

Improvisando

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Sempre que dividir os alunos em pequenos grupos, ou mesmo na discussão em grande grupo, como na seção INICIANDO da lição, relembre as regras básicas das discussões. Lembre que o objetivo é gerar o máximo de idéias e não apenas jogar suas idéias pessoais ou de qualquer um.

Comentários como “que idéia sem sentido” ou “está errado” devem ser abolidos. As pessoas devem se sentir à vontade para falar tudo o que lhes vier à mente. No momento da discussão geral, você, como professor, pode com muito jeito e com muito tato sugerir quais respostas são mais adequadas e quais mais se aproximam do sentido bíblico. Ainda assim, os alunos sempre devem se sentir à vontade durante as discussões iniciais para dizer o que pensam, sem medo de serem criticados ou não terem suas idéias levadas em consideração.