sábado, 17 de novembro de 2007

Contar História Como Uma Técnica de Ensino

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Ao estudar o método principal de ensino do maior professor da História, Jesus Cristo, fica claro que uma das ferramentas mais eficazes para um ensino de alto impacto é o uso de histórias.

Lou Delfra explica: “O costume de Jesus de contar histórias não é apenas um método pedagógico útil, mas também necessário. Isto é, Jesus não contava histórias simplesmente porque elas forneciam ilustrações eficazes do que Ele estava realmente esperando transmitir, para que as pessoas O compreendessem melhor – embora com freqüência elas servissem a um propósito pedagógico de esclarecer conceitos difíceis ou incompreensíveis. Em vez disso, Jesus contava histórias porque o ‘assunto em questão’ com o qual Ele estava lidando – ‘O Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho’ (Marcos 1:15) – só poderia ser revelado em sua plenitude através da imagem e história.”

Quando a lição relatar duas ou mais histórias, proporcionará uma grande oportunidade para experimentar a narração de histórias como um método de ensino. Você pode tanto recontar as histórias bíblicas (talvez da perspectiva da primeira pessoa) como pode escolher histórias modernas para ilustrar os conceitos que está tentando ensinar.

sábado, 10 de novembro de 2007

Ensinando e Aprendendo

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Uma maneira eficaz de aumentar o aprendizado é encorajar os alunos a ensinarem eles mesmos a matéria. Ao explicar conceitos e lições para os outros, o professor se torna o aluno mais comprometido.

Para colocar essa dica em prática, peça na semana anterior que os alunos venham preparados para ensinar algum ponto da história da semana seguinte. Por exemplo, um aluno pode ensinar uma breve lição da história sobre os amalequitas. A outro aluno pode ser pedido que faça uma breve apresentação da geografia das batalhas mencionadas em I Samuel 15, 28 e 31.

Naturalmente, todos os alunos aprenderão com as apresentações dos companheiros, mas os “professores” aprenderão mais!

sábado, 3 de novembro de 2007

O Método de Sócrates

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

A maioria de nós já ouviu falar de Sócrates, o grande filósofo grego. No entanto, você sabia que existe um estilo particular de pergunta que leva o seu nome? Esse método é usado em muitas escolas de direito como uma maneira de ajudar os alunos a pensar em um assunto de forma lógica e chegar a uma conclusão inteligente sem perceber.

O método básico consiste em fazer perguntas lógicas e gradativas, pertinentes à história ou assunto. O professor não “conta” ou dá aula. Ele precisa pensar através da progressão lógica que eles gostariam de seguir de antemão. No entanto, dependendo das respostas dos alunos será necessário adaptar as perguntas pré-planejadas a fim de alcançar o objetivo que o professor espera.

Esse método mantém os alunos envolvidos e sem perceber que estão descobrindo a verdade por eles mesmos.

Para a maioria dos professores esse método pode exigir mais preparação (tente obter mais informações sobre “método socrático” na internet); no entanto, o conceito básico de levar os alunos a aprender através de perguntas seqüenciais pode ser adaptado e proporcionar recompensas significativas tanto para alunos como para professores.

Aqui estão algumas dicas para que você conduza a classe a uma cuidadosa reflexão:

a) Mantenha o foco no assunto a ser discutido.

b) Mantenha a discussão intelectualmente equilibrada.

c) Estimule a discussão com perguntas interessantes.

d) De tempos em tempos resuma o que foi discutido.

e) Envolva o máximo de alunos na discussão.