sábado, 25 de agosto de 2007

Partilhe sua História

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Convide alguém para vir e apresentar à classe um episódio de sua vida em que ele fez uma promessa e a cumpriu, ou fez uma promessa séria e a quebrou. Pode ser que você também tenha alguma história para partilhar.

Os alunos costumam reagir de forma mais positiva quando alguém de fora vem para partilhar um testemunho pessoal que contém uma lição para o dia.

Talvez você possa convidar alguém que não seja do ministério jovem da igreja ou da esfera deles. Essa pessoa também pode apresentar seu testemunho em vez da ilustração oferecida.

sábado, 18 de agosto de 2007

Reforce o Aprendizado

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Há muitas atividades e lições objetivas que podem ajudar os alunos a gravarem na mente o ponto principal da lição. O segredo para ligar a experiência ao aprendizado desejado é reforçar de forma adequada.

Peça que dois voluntários fiquem de pé, um atrás do outro. Diga para a pessoa que está frente fechar os olhos e se jogar levemente para trás sem dobrar os joelhos, confiando que a pessoa de trás vai pegá-la. (Nota: É mais fácil segurar alguém que confia e se solta do que alguém que não confia e fica tenso.) Quando vários pares tiverem tentado isso, reforce a experiência ao fazer os seguintes tipos de perguntas:

Refletir: Perguntas que os ajudam a refletir sobre sua experiência. (Como se sentiu quando…?)

Interpretar: Perguntas que os ajudam a interpretar a experiência. (Por que foi mais difícil quando… ?)

Aplicar: Perguntas que os ajudam a aplicar à sua vida o que eles aprenderam da experiência. (Quais são as maneiras que nós... ?)

sábado, 11 de agosto de 2007

Diferentes Vozes

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Os alunos aprendem quando ouvem diferentes vozes. Seria interessante convidar alguns alunos antecipadamente para ajudarem no estudo da lição. Eles se sentirão incluídos e talvez ensinem melhor do que você. Alunos gostam de ouvir experiências de seus companheiros e freqüentemente aprendem mais com eles.

sábado, 4 de agosto de 2007

Identificação

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Os alunos se desenvolvem quando você apresenta personagens com os quais eles podem se identificar:

Que características desses personagens são universais?
Quais são as características que os jovens podem tirar o chapéu e dizer “Sou exatamente assim”?

Precisamos apresentar cada personagem bíblico com a completa roupagem da humanidade, que os torna semelhantes a nós! Nunca tenha medo de mostrar aos alunos quem eles realmente foram. Deus não teve medo de fazer isso, e os Adolescentes podem ter uma melhor compreensão de que Deus pode usar até mesmo a pessoa de vida mais bagunçada.